quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Grupo de Acompanhamento do Governo Municipal (GAGM)


Já era hora de começar um trabalho como este em nossos municípios. Nas conversas com várias pessoas percebia-se a necessidade de fiscalizar, acompanhar e conhecer as ações do poder público, porque o que caracteriza uma democracia é a transparência. Entretanto, apesar das conversas não havia um grupo articulado e organizado para levar adiante essa empreitada cidadã.
O tema do XVII Encontro de Fé e Compromisso Político, realizado em setembro de 2009, com o sugestivo tema “Fé cristã e controle do Poder”, viabilizou o início desse trabalho, pois a idéia de acompanhamento de Governo Municipal ganhou forças e o grupo tão sonhado tornou-se real, inicialmente nos municípios de São José dos Campos, Jacareí e Santa Branca.
O grupo de São José começou o seu trabalho com passos pequenos e lentos, no entanto firmes e animados, bem como os demais. Esses não são fechados, de modo que qualquer pessoa pode participar e somar forças em prol de uma democracia participativa.
Queremos mudar a relação do Poder Público com a sociedade e assim melhorar a qualidade dos políticos e da política. O filósofo Platão dizia: “não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”. Esses grupos são compostos por pessoas que não querem apenas serem governados, mas sim participar e contribuir de forma positiva para o bem da sociedade.

Leila Harumi
AESI e GAGM

Nenhum comentário:

Postar um comentário